CRA-RJ encaminhou ofício ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) solicitando a inclusão da carreira de Administrador nas chamadas públicas. Em função desta ação o Ipea atendeu ao pedido do CRA-RJ e abriu oportunidades para os administradores em duas chamadas públicas.
Somente este ano já foram publicadas mais de 60 chamadas de estudantes e profissionais para atuarem em projetos como “Avaliação do Gasto da União com Custeio Público”, “Avaliação de Eficiência em Ações,
Além de selecionar estudiosos, o projeto tem como objetivos entender a situação atual da gestão pública, conhecer as principais práticas das instituições, detectar eventuais avanços na área, diagnosticar o grau de maturidade das organizações e propor diretrizes de uma política especializada no setor público. De acordo com a assessoria jurídica do CRA-RJ os Administradores podem assistir ou executar vários desses projetos expostos pelas chamadas públicas do IPEA. Porém a carreira de administração não foi contemplada nos processos seletivos que alcançam graduandos, graduados, mestres e doutores de diversas outras ciências como Economia, Estatística e Sociologia. As instituições selecionadas receberão diversos questionários de pesquisa, enviados pelo Ipea. Cada organização deverá escolher representantes das áreas específicas para preencherem os formulários. Com os dados obtidos, o Instituto deseja elaborar relatórios, gráficos e tabelas que analisem as informações e contribuam para a compreensão da Administração Pública Federal. Após essa fase, o Ipea vai apresentar um livro com os resultados da pesquisa. Para o presidente do CRA-RJ, Adm Wagner Siqueira os profissionais de administração recrutados e selecionados pelo Ipea saberão responder com eficácia e efetividade a essa abertura de oportunidade patrocinada pelo Ipea.